Veja o que abre e o que fecha no feriadão: servidores públicos terão quatro dias de folga no Acre

Com os feriados estaduais do Dia do Católico, comemorado nesta sexta-feira (20) e o Dia do Evangélico, na segunda-feira (23), os servidores públicos vão ter quatro dias de folga, contando com sábado (21) e domingo (22).

Nesses dias, muitos órgãos e estabelecimentos não vão abrir e o atendimento deve ser retomado na terça-feira (24). Veja como funcionam alguns locais na capital acreana neste feriado:

Órgãos públicos

A Organização em Centros de Atendimento (OCA) volta a funcionar somente na terça-feira (24). Da mesma forma ocorre no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e demais repartições públicas.

Já as unidades de atendimento em saúde, sendo elas o Hospital das Clínicas, atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, setores de internação, centro cirúrgico, UTI, central de agendamento de cirurgias e hospital mantêm o funcionamento normal.

Na Segurança Pública, as delegacias também seguem com o atendimento normal durante o feriado.

Correios e bancos

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Acre (Correios) informou que não haverá funcionamento nesta sexta (20) e segunda (23) e que retoma à normalidade na terça-feira (24).

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb-AC), os bancos também não vão funcionar durante os dois dias de feriado. Somente serviços pelos aplicativos digitais, internet banking e caixas eletrônicos vão continuar funcionando no feriado.

Judiciário

O Tribunal de Justiça também não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (20) e segunda (23). O órgão, tanto no primeiro quanto no segundo grau de jurisdição e área administrativa, vai funcionar apenas em regime de plantão para casos considerados urgentes como, por exemplo, liminar, habeas corpus, entre outros.

Os prazos processuais que iniciem ou se completem durante o feriado ficam, automaticamente, prorrogados para o dia seguinte útil, no caso, a terça (24).

Via Verde Shopping

A assessoria de comunicação do Via Verde Shopping disse que não há qualquer tipo de alteração no horário de funcionamento, ou seja, tanto as lojas, como a praça de alimentação funcionam das 10h às 22 horas. O cinema funciona de acordo com a programação.

 

[G1]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.