Operação gota 2022 atende moradores de 12 comunidades rurais e aplica mais de 2.400 doses de vacinas em Sena Madureira

Realizada através de uma parceria entre Prefeitura, Governo do Acre, e Governo Federal com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a "Operação Gota 2022" garantiu a aplicação de 2.439 doses de vacina contra a covid-19, influenza, e de rotina nos moradores da zona rural de Sena Madureira.

A ação ocorreu nos dias 14, 15, e 16 de Julho e contemplou os moradores das Comunidades Oriente, Campo Osório, Novo Destino, Recife, São Sebastião, Nova Olinda, Santa Ana, Amapá, Cachoeira, Lua Nova, Granja, e Cuidado, localizadas às margens dos Rios Iaco, Caeté e Macauã.

De acordo com o Coordenador de Imunização, Donizete Fernandes, a ação foi um verdadeiro sucesso, visto que foram atendidas cerca de 1.330 pessoas. "Graças a Deus tudo ocorreu dentro do planejado, a edição deste ano foi bastante produtiva, agradeço o empenho de toda a nossa equipe, e o apoio do Prefeito Mazinho Serafim, do Governador Gladson Cameli e da FAB. O sentimento é de dever cumprido", afirmou.

Segundo os dados repassados pela equipe foram aplicadas 920 doses de vacinas contra a covid-19, 953 doses contra a influenza, e ainda 566 doses de rotina. A ação é de suma importância, sobretudo nesse período em que o índice de casos confirmados de covid-19 e de gripe vem crescendo substancialmente na região.

 

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.