Mailza Gomes vai ao Barral y Barral e reforça recomendações para os cuidados contra o coronavírus

A senadora Mailza esteve na manhã desta terça-feira, 18, na Policlínica Barral y Barral, em Rio Branco, onde foi recebida pelo diretor da unidade de saúde, Jorge Pimenta. Pimenta destacou à senadora que a policlínica não é unidade de referência para a Covid-19, mas como realiza atendimentos para síndrome gripal e vacinação contra o novo coronavírus, tem atendido mil pacientes por dia, agora em janeiro.

“As URAP’s Maria Barroso (Baixada da Sobral) e Cláudia Vitorino (Taquari) são indicadas para pacientes com sintomas de gripe, com funcionamento até as 22 horas e farmácias para entrega de medicamentos, mas aqui na Policlínica observamos o aumento de pessoas para fazer o exame para Covid, além da vacinação”, explicou Jorge. Durante a visita ao Barral, a senadora acompanhou o trabalho desenvolvido no sistema de telessaúde do município.

“Parabenizo estes profissionais que estão realizando importante trabalho durante esta pandemia. Em dezembro fui infectada pelo coronavírus, atendida pelo SUS e vi de perto a dedicação de todos com esta doença que tanta tristeza tem provocado em nossa população”, disse Mailza. Mailza destacou ainda a importância dos cuidados com higiene, uso de máscara e vacinação. “É muito importante que todos mantenham e reforcem seus cuidados com higienização das mãos, uso constante das máscaras e estar com a vacinação em dia”, recomendou a senadora.

Ações da senadora no combate ao Covid-19 no Acre

Em 2021 a senadora Mailza conseguiu a liberação de R$ 21,4 milhões em emendas extraparlamentares, para todos os munícipios do Acre, que foram investidos em hospitais com atendimento a pacientes com a Covid-19. Além das emendas, Mailza também conseguiu junto à Vivo e Santander respiradores para o Acre e na Coca-Cola do Brasil, doação de cinco mil frascos de álcool em gel. E viabilizou junto ao Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) doação de 650 mil reais para o Hospital Santa Juliana, para a instalação de 5 leitos de UTI com respiradores.

Junto à Fundação Itaú Unibanco por meio do projeto Todos Pela Saúde, também conseguiu uma parceria público-privada do Banco Itaú e Hospital Sírio-Libanês e encaminhou nove respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Acre. 

[Assessoria]

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.