Policiais militares do Acre recebem capacitação para uso de Boletim de Ocorrência Integrado

Com o objetivo de promover a implantação de um sistema mais seguro, amplo e dinâmico voltado ao serviço operacional, a Polícia Militar do Acre (PMAC) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizaram o Curso de Procedimento Policial Eletrônico (PPE).

A capacitação, que ocorreu durante o primeiro trimestre de 2023, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, prepara o efetivo para utilizar o Boletim de Ocorrência (BO) Integrado.

A ferramenta está disponível no Sistema de Informações de Segurança Pública (Sinesp), na plataforma do Ministério da Justiça (MJ). Além de confeccionar, assinar, registrar e encaminhar ocorrências, os policiais militares poderão realizar diversas consultas operacionais, seja a pessoas ou veículos, entre outras informações essenciais.

A equipe de instrutores, formada pelo tenente Francisco Fonseca, sargentos Eduardo Calimério e Érika Pereira e agente Jonathas da Silva, do Departamento de Trânsito, sob a supervisão do tenente-coronel Airton Leitão, diretor de Ensino da PMAC, percorreu, inicialmente as unidades do interior.

Fonseca explica que a ferramenta possibilita a integração entre os órgãos de segurança e o compartilhamento das informações dos dados produzidos pelas polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. “As vantagens do BO Integrado estão em garantir celeridade no serviço prestado à sociedade e o atendimento imediato ao cidadão, bem como a economia de gastos com insumos, visto que não será mais obrigatória a impressão do documento”, diz o instrutor.Na última fase, aproximadamente 900 militares de três batalhões de Rio Branco, do 4º Batalhão de Senador Guiomard e das unidades de policiamento especializado receberam as instruções e estão aptos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

 

[Agência de Noticias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.