Estado discute melhorias no fluxo de migrantes pelo Acre

Na manhã desta sexta-feira, 17, o governo do Acre promoveu uma reunião com o grupo de trabalho de migração para alinhar e coordenar futuras ações acerca de segurança e transporte de migrantes que passam pelo território acreano.

A temática é tratada com compromisso pelo Estado, unindo esforços das secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em harmonia com os municípios e demais instituições.

Na ocasião, representantes do município de Rio Branco e Assis Brasil relataram o funcionamento das casas de passagem e as dificuldades encontradas na acolhida dos migrantes, um momento propício para o levantamento de proposições e soluções.

O titular da Seasd, Lauro Santos, apontou a importância da implementação de mais de um abrigo para os municípios. “Esperamos avançar em vários eixos, prezando pela dignidade, segurança e saúde de todos”, ressalta o secretário.

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.