Bocalom prestigia apresentação do Projeto 3Rs e reforça importância da iniciativa para o município

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC) para prestigiar a apresentação do Projeto 3Rs “Reeducação, Reinserção Social e Reciclagem”, idealizado pelo prof. Dr. Creso Machado, que busca trabalhar com os infratores de baixo potencial ofensivo sentenciados pela justiça com aplicação das alternativas penais.

De acordo com o gestor municipal, o objetivo do projeto é de extrema relevância, tendo em vista que ele vai ajudar àquelas pessoas que pagaram a pena estabelecida pela justiça e precisam ser reinseridos na sociedade.

“O professor Creso realmente está de parabéns pelo projeto que será feito com a UFAC e que espero que com o apoio da prefeitura, consigamos no meio de tantas pessoas que estão com esse problema de inserção que a gente consiga através desse projeto, reinserir boa parte desses que esperam uma nova oportunidade na vida”, explicou.

O autor do projeto, enfatizou que todos os setores do município e estado como saúde, educação, meio ambiente e segurança foram pensados para apoiarem efetivamente a proposta, ele destacou um trabalho que já vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semeia, e que pode ser intensificado por meio do 3Rs.

“Quanta cobertura vegetal podemos transformar e destinar para horticultura e floricultura. Podemos aproveitar esse material com terra, estrume para fazer húmus e vender ou distribuir”, disse.

O secretário da Semeia, Carlos Nasserala, parabenizou a iniciativa do professor e reforçou a relevância dele ter levado o projeto ao conhecimento de mais de 100 organizações. Além de destacar a importância desse projeto não só no impacto social, mas também no meio ambiente.

“Ele está vendo também a reciclagem de todo tipo de produto, vidro, alumínio, papelão… isso vai englobar muitos objetos e também incluir as escolas municipais como o comércio na totalidade. Acredito que isso será uma grande revolução, um pulo para a solução de lixo de resíduos sólidos da nossa região”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento a Deputada Federal Socorro Neri, bem como representantes do Exército, UFAC, PRF, TJAC, MPAC, TRE, AMAC, ALEAC, IFAC e instituições não governamentais como a SOS Amazônia.

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.