Morre Luiz Pereira de Lima, ex- deputado e ex- prefeito de Plácido de Castro

Antonio Muniz

Vítima de câncer no pâncreas e Acidente Vascular Cerebral (AVC), morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital Sana Juliana, em Rio Branco, o ex-deputado e ex-prefeito de Plácido de Castro, Luís Pereira de Lima, 71 anos.

Pereira sempre foi muito sadio, mas há alguns passou a lutar contra o câncer no pâncreas, uma glândula que fica na região do abdômen, atrás do intestino. As reações dos medicamentos deixaram Pereira muito debilitado.

Há alguns dias foi internado no Hospital Santa Juliana, após fazer tratamento fora do Acre. Na madrugada desta segunda-feira, sofreu Acidente Vascular Cerebral e não resistiu, pois estava debilitado e teve falência em órgãos vitais.

A morte de Pereira foi anunciada, primeiramente, pelos filos Marcio e Golbery Pereira, nas redes sociais. “Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé… Descanse em paz meu velho”, escreveu Golbery.
“A coroa da justiça lhe está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, lhe dará naquele dia; e não somente a ele, mas também a todos os que amam a sua vinda.Obrigado por tudo, Pai .Você foi, sem dúvidas, a minha maior referência!”, afirmou Marcio Pereira.

PLACIDIANO
Nascido em em Plácido de Castro, em 12 de setembro de 1949, Luiz Pereira de Lima, era casado, há mais de 50 anos, com Sirlei Paiva de Lima.
Filho de José Joaquim e Alzira Pereira, foi um exímio articulador político, e até chamado em Plácido de Castro, pai dos pobres e como filósofo do Abunã. Dono da expressão utilizada no meio político: “a Política é dinâmica”.
Economista, formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), era servidor aposentado da Prefeitura de Rio Branco, onde exerceu vários cargos.

HISTÓRICO PROFISSIONAL
Secretário de finanças e administração da prefeitura municipal de Rio Branco na gestão do ex-prefeito, Adauto Frota.
-Sócio- fundador e 1º presidente da Assermurb.
-Deputado estadual eleito em 1982 com 2236 votos.
- Disputou a prefeitura de Rio Branco em 1985, ficando em segundo lugar.
-Prefeito por dois mandatos do município de Plácido de Castro(1989-1992); (1997-2000).
-Foi presidente da Companhia de Colonização do Acre(Colonacre) e da(Fundação de apoio ao Desenvolvimento Econômico Social do Acre(Fades) durante o governo Orleir Cameli

LEGADOS
-Doou mais de 400 casas ao povo Placidiano.
-Doou 1028 terrenos
- Foi o maior investidor na educação básica de Plácido. Construiu escolas do ensino fundamental e educação infantil.
- Revolucionou o turismo, através do Parque Ecológico (1º da região norte)
- Em sua gestão, Plácido de Castro alcançou um crescimento econômico jamais visto na história do município.
•Filhos de Luiz Pereira: Ana Paula, Jorge Luiz, Luiz Pereira Júnior, Golbery Paiva e Márcio Pereira.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.