Prefeitura de Bujari promove atendimento especializado a centenas de moradores

Antonio Muniz 

A Prefeitura de Bujari - a 28 km de Rio Branco (AC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu mutirão de atendimento especializado e exames laboratoriais, sábado e domingo. Os atendimentos foram realizados no Centro de Saúde Raimunda Porfírio de Brito Ramos, das 7h da manhã às 17h.

Segundo a secretária municipal de Saúde, enfermeira Lícia Vasconcelos, o objetivo do prefeito Romualdo Araújo (PP) é atender a grande demanda no município, uma vez que muitos esperam há muito tempo serem atendidos na rede estadual.

Ainda segundo a secretária, os principais especialistas do Acre foram contratados, especificamente, para atender nos dois dias.  “É a segunda edição de atendimento com vários especialistas este ano. O primeiro foi em outubro e também obteve sucesso”, afirma a secretária.

Lícia lembrou que o amplo atendimento foi feito dentro do Programa Maia Saúde, planejado e executado pela prefeitura, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)

O assessor de gestão da prefeitura, Robertinho Kalid acredita que pessoal que estavam precisando de atendimento especializado como ginecologia, cardiologia e dermatologia, por exemplo, foram contempladas com ação da prefeitura.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.