Bocalom conhece tecnologia usada na estação de tratamento de esgoto em Campinas

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visitou nesta quinta-feira (15) a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), em Campinas, São Paulo. A companhia municipal é referência em inovação tecnológica e possui, atualmente, o Plano de Metas 300% para a universalização dos serviços até 2025.

O objetivo foi conhecer a tecnologia utilizada na estação de tratamento de esgoto (ETE) e saber como é realizado o tratamento do esgoto do município paulista.

Na unidade é feita a utilização das membranas de ultrafiltração, reutilizando a água do esgoto da cidade, deixando essa água com um grau de pureza de 99,5%, sem utilização de produtos químicos. Tecnologia de países de primeiro mundo tornando-se pioneira na produção de água de reuso e referência nacional em qualidade e inovação na gestão pública do setor.

Um tratamento que, segundo o prefeito Tião Bocalom, é moderno e bem feito. “Ficamos muito impressionados com essa tecnologia. Quem sabe, um dia em Rio Branco, a gente consiga fazer isso”, destacou o prefeito.

[Ascom/PMRB]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.