Governo fecha rodovia de acesso à Mâncio Lima, na AC 405, para evitar pandemia

Como uma das medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, nesta quinta-feira, 16, o governo do Acre decreta o fechamento da rodovia AC-405, de acesso ao município de Mâncio Lima, distante da capital cerca de 659 quilômetros. A cidade ainda não possui casos notificados da doença e a medida serve para que se mantenha a situação e resguarde seus habitantes.

O decreto de n° 5.749 considera a solicitação feita pela prefeitura do município devidamente referendada pelo órgão de Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado de Saúde. Ela entra em vigor a partir desta quinta-feira, restringindo a locomoção de pessoas ou veículos que queiram ter acesso à cidade na altura do bairro Pé da Terra.

Ainda segundo o decreto, compete ao município assegurar a fiscalização da medida excepcional e temporária, assim como expedir regras de exceção à medida restritiva de acordo com a essencialidade dos casos.

A fiscalização poderá contar com o apoio de órgãos de saúde e de segurança de acordo com a disponibilidade de efetivo. A medida tem validade de 15 dias, podendo ser prorrogada ou suspensa a qualquer momento, suspendendo sua eficácia através de um novo decreto governamental.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.