Estado disponibiliza plataforma para agilizar cadastro de vacinação da população geral

Para auxiliar no processo de cadastro de pessoas a serem vacinadas no estado do Acre que não pertencem aos grupos prioritários, o governo disponibilizou um link no Portal de Transparência do Estado, na seção Pacto Acre sem Covid.  

“A iniciativa visa avaliar o quantitativo de doses a serem distribuídas aos municípios e para que os gestores municipais tenham conhecimento da sua população a ser imunizada fora dos grupos prioritários, e mesmo não sendo obrigatório, facilitará o serviço de distribuição das vacinas e também para o cidadão”, explica a chefe da Rede de Frio, Renata Quilles.

O cadastro está disponível apenas para a população geral que não esteja inclusa nos grupos prioritários do Ministério da Saúde. Na plataforma, o cidadão irá preencher um formulário com seus dados, como: nome, CPF, data de nascimento, município, endereço, telefone, e-mail e CEP.

Mesmo sendo uma ação de responsabilidade dos municípios, o Estado por meio da Rede de Frio Estadual, tem se mobilizado para auxiliar no processo de imunização, como a montagem do drive thru no Arena Acreana, em parceria com o a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, assim como as ações itinerantes nos demais municípios, o que tem contribuído não apenas para a imunização contra a Covid-19, como também para a cobertura e alcance das metas do calendário vacinal.

 

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.