Governo envia materiais para pavimentação em Porto Walter

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) seguem  com as ações de infraestrutura do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) na cidade de Porto Walter.

Nesta terça-feira, 14, após as etapas de transbordo no porto de Cruzeiro do Sul, uma balsa com 400 milheiros de tijolos e diversos maquinários foi enviada para obras de pavimentação no município.

O transporte destes materiais corresponde a uma das fases de deslocamento de 4.200 milheiros para pavimentar neste ano, cerca de 12,5 quilômetros de ruas.

“O esforço é cotidiano. Transportar no inverno, produzir no verão. Esse é o único caminho de levar saneamento às cabeceiras dos rios. Uma decisão acertada e arrojada do governador Tião Viana”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Com investimentos de R$ 21 milhões, oriundos de convênios com o Banco Mundial e de recursos próprios, o programa desenvolve outras frentes de serviços relacionadas ao saneamento integrado em Porto Walter.

“Mais de 80% das obras da estação de tratamento de água estão concluídas, além de outras atuações em setores de coleta e tratamento dos esgotos, drenagem e coleta e destinação de lixo”, relata o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.