UPA Franco Silva realiza atividade alusiva ao Setembro Amarelo

Acolher e amar foram verbos enfatizados pela equipe da UPA Franco Silva, de Rio Branco, na última sexta-feira, 11, para realizar atividades alusivas ao mês de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. Foram promovidos atendimentos psicológicos, palestras e rodas de conversa. 

A gerente da unidade, Michela Lemos, destaca a importância de atividades voltadas à saúde mental. “Não podemos julgar a dor que não sentimos e também temos nossos momentos de fraqueza. Não é drama, não é chamar atenção, não é falta de Deus e, muito menos, frescura. Temos que respeitar o sentimento alheio”, destacou Michela.

Psicólogos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e representantes da Associação de Artes e Movimentos conversaram com os servidores. Além disso, será definido um cronograma de atendimento referente ao acolhimento psicológico. 

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.