Capixaba passa a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com 90% dos seus 8 mil habitantes autodeclarados negros, a cidade de Capixaba (AC) já integra o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A adesão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13). O município é o 13º do estado a integrar a política pública coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH).

O secretário Paulo Roberto destacou que a estratégia adotada para a expansão do instrumento tem dado certo. “Quando assumi a secretaria, o Acre tinha apenas o próprio estado e sua capital no Sinapir, agora já são 13 municípios. É certamente uma alegria para o povo desses municípios e um sinal de que a estratégia que adotamos, de fazer o corpo a corpo e levar a ferramenta diretamente aos gestores, tem dado certo”, comemorou.

Com a entrada no Sinapir, Capixaba (AC) passa a ter acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os estados e municípios que integram o sistema podem ter também seus Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros. O Sinapir conta agora com 24 estados, o Distrito Federal, e mais 151 municípios.

Sobre o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

[Assessoria de Comunicação Social do MMFDH]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.