Estado incentiva produção de melancia no Acre

No Ramal Baixa Verde ocorreu mais uma colheita de melancia. São mais de 400 encaminhadas para a cidade. Por isso, nesta sexta-feira, 12, a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) acompanhou mais essa safra.

Com 70 dias trabalhando diariamente, a produtora Adriana Lima, do assentamento Baixa Verde, agradeceu a colaboração do Estado: “O Poder Público vem nos ajudando a produzir mais. Com o apoio técnico dos servidores da Sepa, e a mecanização, nós conseguimos avançar e aumentar a produção”.

Desde 2020, a Sepa desenvolve um trabalho alinhado às necessidades da agricultura familiar. “Nós estamos acompanhando a produção e colheitas de melancia, milho, banana, mandioca, psicultura e outros”, destacou o chefe de mecanização da Sepa, Manoel Cumarú.

“O Estado tem prestado assistência técnica, mecanização e outros serviços. Esse incentivo auxilia na geração de empregos e no fortalecimento da agricultura familiar”, concluiu o engenheiro florestal Vicente Simões.

[Secom]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.