Caravana da vacinação imuniza moradores de Brasileia

A prefeitura de Brasiléia em parceria com o governo do estado e a Energisa realiza na quinta-feira, 12, a caravana de vacinação contra covid -19 para o público de 12 anos acima. A vacinação conta com o apoio da carreta da Energisa, que está estacionada em frente a farmácia municipal, onde ficará atendendo a população até as 21 horas.

Estiveram presentes, o secretário municipal de saúde, Joãozinho Melo, vereador Elenilson Cruz, coordenadora estadual do programa de imunização, Renata Quiles, Equipe da secretaria de saúde do Acre, e Equipe municipal de saúde. A coordenadora estadual do programa de imunização, Renata Quiles, destacou que o objetivo da caravana é acelerar a vacinação nos municípios.

“Estamos realizando essa caravana de vacinação em parceria com o governo do estado juntamente com as prefeituras e a Energisa, onde estamos tendo a oportunidade de acelerar a vacinação nos municípios e facilitar a vida da população”, disse. O secretário municipal de saúde, Joãozinho Melo, destacou a importância da parceria entre prefeitura, governo do estado e a Energisa, para avançar na vacinação da população.

“Essa ação é de grande importância para avançarmos com a vacinação da população de Brasiléia. Estamos com o nosso sistema de vacinação bastante avançado, já aplicamos quase 17 mil vacinas, entre 1° e 2° dose. Esse aporte da secretaria estadual de saúde e Energisa é muito importante, para que possamos alcançar um número maior de pessoas imunizadas. Queremos parabenizar nossos profissionais de saúde que estão em peso junto com os profissionais do estado fazendo essa grande ação”, ressaltou.

[SECOM]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.