Morre de Covid no Hospital Santa Juliana, conselheiro José Augusto de Faria

 

Internado no Hospital Santa Juliana, o conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Acre, José Augusto de Faria, não resistiu as complicações da Covid 19 e morreu no inicio da noite deste domingo, 12. Antes de ingressar no TCE do Acre, José Augusto foi vereador e deputado estadual. Empresário, José Augusto tambem era muito conhecido no meio esportivo, se destacou como um dos melhores golreiros do futebol acreano, chegando a defender o Flamengo do Rio de Janeiro.

Já há alguns dias, José Agusto lutava contra o novo Coronavírus, a familia chegou a tentar transferí-lo para São Paulo, em UTI aérea, mas, seu quadro clínico não permitiu. O conselheiro era pai de Paula Mariano, secretária adjunta de saúde do Acre.

Ainda no inicio da noite, o governador Gladson Cameli, emitiu nota de pesar pelo falecimento do conselheiro José Augusto e decretou luto oficial de três dias, confira abaixo a integra da nota:

 

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o Governo do Estado do Acre manifesta condolências à familiares e amigos e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), José Augusto Araújo de Faria, ocorrido na noite deste domingo (12), no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Por sua ética, compromisso e respeito com a legalidade e os princípios da administração pública, José Augusto de Araújo Faria, nos deixa herdeiros do legado de um exímio defensor do direito e da democracia, tendo sido ele um dos primeiros membros da composição do Tribunal de Contas do Estado do Acre, ocorrida no dia 27 de setembro de 1989. Nomeado juntamente com mais seis conselheiros pelo então governador  Flaviano Flávio Baptista de Melo, José Augusto Araújo de Faria, foi eleito, por unanimidade, vice-presidente da Corte, ao lado do presidente Alcides Dutra de Lima, e administraram o TCE/AC até janeiro de 1991. Como Conselheiro-presidente, em 1996, José Augusto Araújo de Faria, criou um novo Regimento Interno, do Tribunal de Contas do Estado do Acre, dispondo sobre a constituição, estrutura, atribuições, competência e julgamento dos processos, normatizando, assim, a organização da Corte baseada na Constituição do Estado do Acre de 1989. Digno do reconhecimento de sua luta em defesa da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência no que tange à missão de um guardião do direto público e do bem comum, José Augusto de Araújo Faria, seguirá como exemplo de homem a ser seguido pelas gerações que reconhecerão sua trajetória através dos nomes de honra escritos pela história do Acre.

 

Que Deus, em seu infinito amor e misericórdia, console os corações de seus familiares e amigos neste momento de dor e tristeza.

 

Gladson de Lima Cameli

Governador do Estado do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.