Prefeitura e Hospital de amor promoverão exames de mamografia e PCCU às mulheres senamadureirenses

A Prefeitura de Sena Madureira por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que a Carreta do Hospital de Amor estará no município a partir da próxima segunda-feira (16) para promover atendimentos às mulheres com ênfase na realização de exames de mamografia e prevenção do câncer de colo do útero (PCCU).

Os atendimentos serão realizados através de uma parceria entre a gestão municipal e a referida unidade de saúde, e serão ofertados às mulheres que já passaram por um pré-cadastro efetuado pelos Agentes Comunitários de Saúde do Município. Segundo o cronograma, a carreta ficará na cidade entre os 16 e 25 de Maio.

A Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Sizene Nunes, falou mais sobre os atendimentos. "Desde o início do ano os Agentes Comunitários de Saúde realizaram um cadastramento, e esses cadastros foram enviados para o Hospital de Amor, portanto a equipe já vem com a relação de quem precisa de tais atendimentos. Vamos entrar em contato com as pacientes para informá-las o dia e a hora em que elas serão atendidas", disse.

Vale destacar que a carreta ficará localizada nas proximidades da Escola Messias Rodrigues, na antiga pista de pouso, e prestará atendimentos das 07 às 12, e das 14 às 17 horas. A ação será realizada com o aval do Prefeito Mazinho Serafim, e o apoio da Secretária Municipal de Saúde, Nildete Lira.

[Por Ricardo Amaral - Ascom / Foto: Lucas Costa - Ascom]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.