Rio Juruá volta a transbordar em Cruzeiro do Sul, três famílias seguem desabrigadas

Juruaonline

A Defesa Civil Municipal informou na manhã deste domingo (10), que às 6h o nível do Rio Juruá chegou a 13.22 metros. O nível das águas voltou a se elevar, após uma vazante que deixou a situação mais tranquila até a última quinta-feira, quando o rio chegou a 12.93 metros, abaixo da cota de transbordamento que é de 13 metros.

Segundo José Lima coordenador da Defesa Civil Municipal, apesar da enchente, o nível das águas está numa tendência para estabilizar e as informações é que no município de Porto Walter, na parte de cima, o manancial apresenta sinais de vazante. “No entanto, estamos sempre em alerta porque as previsões mostram um volume de chuvas maior do que o normal para a região”, explica.

Até o momento, três famílias que estavam em situação de risco foram retiradas e colocadas em casas alugadas pela prefeitura, é o chamado aluguel social. Cerca de cinco mil famílias em vários bairros permanecem com suas ruas inundadas e o transporte terrestre foi substituído por barcos, já o abastecimento de água potável também foi afetado, segundo os moradores.

Por medida de segurança, a Energisa suspendeu o fornecimento de energia nas áreas inundadas. Na última quinta-feira, um protesto bloqueou a saída de Cruzeiro do Sul para a BR-364 na Ponte da União, os moradores exigiam o restabelecimento da energia que se tornou inviável com a nova elevação no nível das águas.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.