Novos insumos chegam a Marechal Thaumaturgo para obras de saneamento integrado

Nesta quarta-feira, 10, mais de seis mil sacos de cimento, 600 metros cúbicos de brita e demais materiais de construção chegaram à cidade acreana de Marechal Thaumaturgo, transportadas em duas balsas que saíram de Manaus, capital do Amazonas, após 35 dias de deslocamento pelos rios Solimões e Juruá.

O esforço logístico é para garantir os componentes necessários para a execução dos serviços do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), promovido pelo governo do Estado, que implementa obras para distribuição de água, redes de esgoto, pavimentação e módulos sanitários para famílias de baixa renda.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), órgão responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos, aproveita a elevação dos níveis com a chegada do inverno amazônico para efetuar esses transportes.

“O ano nem começou e o trabalho está intenso nas cabeceiras do Juruá. Essas são as primeiras balsas com insumos que vão garantir o fechamento do nosso maior projeto de saneamento em municípios isolados neste ano de 2018. Aqui não tem férias, tem muito trabalho”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Cerca de 70% das obras já foram concluídas Marechal Thaumaturgo . O projeto também atua em Santa Rosa do Purus, onde alcançou o índice conclusivo de 61%, Porto Walter, com 41%, e Jordão, com 25%.

Os trabalhos seguem para a fase final no decorrer de 2018, num investimento de R$ 100 milhões da gestão Tião Viana para levar saúde e melhoria na qualidade de vida nas quatros cidades, por meio dos trabalhos de infraestrutura e saneamento integral.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.