Coronavírus chega à Casa Amarela: Senador Sérgio Petecão e Marfisa Galvão testam positivo para a Covid-19

Antonio Muniz

A casa Amarela, residência do primeiro-secretário da mesa diretora do Senado e presidente regional do PSD, senador Sérgio Petecão e sua mulher, a ex-deputada federal Marfisa Galvão testaram positivo para a Covid-19. Os dois fizeram exames no Laboratório Santa Casa e receberam o resultado nesta sexta-feira.  O provedor da unidade de saúde, José Alex, afirma que o quadro clínico de Petecão e Marfisa é  estável, mas serão monitorados pela equipe médica. Á reportagem de O RIO BRANCO e do portal oriobranco.net, o senador Petecão faz um pedido aos seus amigos e correligionários para que evitem ir à Casa Amarela nas próximas duas semanas. Mesmo em plena pandemia, Petecão mantém sua casa aberta, obedecendo o distanciamento, mas agora não terá como atender seus amigos. Petecão tranquiliza seus amigos ao afirmar: “Graças a Deus, estou bem. Vou seguir as orientações dos  médicos, tomar a medicação e repousar”, afirma o senador.  Dona Marfisa, apesar de ser mais jovem, sente mais sintoma do que o senador, mas encontra-se bem.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.