Brasileia monta 3 frentes de trabalho para imunizar os idosos da zona rural

SECOM

Na manhã de sexta-feira (09) a Prefeitura de Brasileia, por meio da Secretaria de Saúde, deu mais um importante passo na imunização dos idosos. O secretário municipal de saúde Joãozinho Melo esteve acompanhando as equipes de vacinação na área rural do município.

Os beneficiados nessa nova etapa foram os moradores da área rural.A faixa etária atendida foram os idosos a partir dos 60 anos.  Os profissionais de saúde foram divididos em 3 equipes: Uma equipe para atender a Unidade de Saúde da Família Antônio Correia da Cruzno Km 19, outra para atender na UBSDr Ricardo Barbosa Silva Km 26 e outra equipe para atender a unidade de saúde da famíliaPedro Oliveira de Souza no Km 68.

Segundo o secretário Joãozinho Melo o objetivo da gestão municipal é vacinar o maior números de pessoas possível dentro de um curto espaço de tempo. “Nós programamos três ações grande de vacinação uma no km 26, outra no KM 19 e outra aqui no km 68. Essa é a 2ª vez que realizamos vacinação na zona rural de Brasileia, a Prefeita Fernanda tem a preocupação de vacinar  todos os idosos na cidade de Brasileia e infelizmente eles tem maior possibilidade de ter casos complicados, chegando a óbito, e que no menor espaço de tempo possível a gente esteja de fato vacinando todos no em um curto espaço de tempo”, informou Joãozinho Melo.

A cidade de Brasileia está entre as duas cidades do Acre que mais vacinou seu público alvo, perdendo apenas para cidade que possui população indígena, isso é resultado de planejamento, coordenação e reponsabilidade com os seus moradores e os recursos para o combate a covid-19. [Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.