Por Wanglézio Braga
Uma aldeia indígena no município do Jordão, interior do Acre e fronteira com o Peru, pegou fogo no início da semana e lideranças indígenas recorrem às redes sociais para pedir ajuda. Uma postagem feita por Vi Kadiwéu Guarani-Kaiowá Munduruku realizada na última segunda-feira (06) pede ajuda dos internautas com roupas e alimentos, além de matérias para construção e medicamentos.
“A aldeia Sámauma rosa branca, aldeia do Ibã Hunikuin, terra indígena seringal independência auto Rio Tarauacá município de Jordão, Acre, Brasil. A aldeia pegou fogo! Estão com necessidade urgente de alimentos, roupas, higiene, saúde, materiais de construção. Por favor, contribua como for possível!”, diz a publicação.
A mesma postagem coloca à disposição para quem deseja ajudar um número de uma conta bancária, agência, CPF e número de telefone. A publicação foi traduzia para o inglês.
A localidade tem sido notícia nacional por conta da existência de índios arredios e disputas entre madeireiros dos dois países. A aldeia Rosa Branca abriga em torno de 200 índios da etnia Huni Kuin e sua reserva tem extensão equivale há um pouco mais de 2% do município.
A situação exige das autoridades em defesa dos direitos indígenas uma investigação assertiva se foi mais uma manobra de latifundiários ou fenômenos da natureza. Órgãos do Governo Federal já estão cientes e devem enviar agentes para o local.