Governador risca do dicionário e determina fim do lockdown aos finais de semana

Gladson Cameli determina o fim das rígidas restrições aos finais de semana e afirma que não pretende dar continuidade ao decreto de fechamento do comércio. Mesmo após a decisão do Comitê, Gladson voltou a afirmar que não vai dar continuidade ao decreto de fechamento de comércio no Estado aos fins de semana. A decisão, segundo o govenador, já foi debatida com os prefeitos. “Não vamos continuar com o fechamento dos comércios e postos aos fins de semana”, garantiu. Cameli destacou que apesar da decisão, as medidas de contenção do vírus estão mantidas. “Não vamos afrouxar as medidas”, concluiu. Em instantes mais informações....


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.