Acre terá ato simbólico em homenagem aos profissionais de saúde vítimas da COVID-19

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) convida o Governo do Estado do Acre, a Prefeitura Municipal de Rio Branco, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, todos os profissionais da área, bem como a população em geral, para participarem de um ato simbólico que ocorrerá no próximo dia 08 de abril.

Como uma espécie de homenagem à memória dos quase 200 (duzentos) profissionais de saúde que, infelizmente, perderam suas vidas durante o combate ao Coronavírus, a iniciativa do Sintesac será uma maneira de manifestar sentimentos a todos os familiares e amigos das pessoas que partiram enquanto atuavam contra a COVID-19.

O momento, que será uma espécie de vigília, com orações, também tem o objetivo de levar sentimentos de solidariedade, força e empatia àqueles profissionais que continuam se dedicando com empenho e lutando por dias melhores, na linha de frente do combate à doença.

Além disso, de acordo com o presidente do Sindicato, Adailton Cruz, a ocasião cabe, ainda, para chamar atenção da sociedade para o grau de exposição dos profissionais da área da saúde e para a necessidade de apoio dos governantes, dos gestores e dos legisladores, que tais trabalhadores precisam.

Respeitando o distanciamento social e mantendo os cuidados necessários, a homenagem ocorrerá a partir das 17horas e 30minutos desta quinta-feira, 8 de abril, no saguão de entrada do Novo Pronto Socorro de Rio Branco, que fica na Av. Getúlio Vargas. [Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.