Governo promove oficina de planejamento estratégico do PlanificaSUS

Com o foco principal na saúde materno-infantil, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nesta segunda-feira, 5, a oficina de planejamento estratégico do PlanificaSUS, no Hotel Nobile Suites Gran Lumni, em Rio Branco.

O projeto Organização da Atenção Especializada em Rede com Atenção Primária à Saúde – PlanificaSUS tem o objetivo de fortalecer as ações junto aos coordenadores da atenção primária dos municípios da região do Baixo Acre, tutores e apoiadores estaduais na linha de cuidado materno-infantil.

“O fortalecimento do projeto do Ministério da Saúde é de grande importância ao Estado do Acre, no âmbito da Saúde, pois o PlanificaSUS é uma organização da rede de atenção para que os pacientes tenham os melhores encaminhamentos e lugares para atendimento de forma correta e regulada. Fico muito grata em poder fazer parte de algo tão significativo”, salientou a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Ana Beatriz Souza.

O PlanificaSUS tem por objetivo melhorar os serviços de saúde para avançar na assistência ao usuário do SUS, de forma qualificada e integrada, entre a Atenção Primária e a Ambulatorial Especializada, com atendimento multiprofissional que proporcione a integralidade do cuidado.

De acordo com a coordenadora estadual da Planificação de Atenção à Saúde, Emanuelly Nóbrega, o PlanificaSUS traz exatamente a articulação e integração da Atenção Primária com a Atenção Especializada.

“Visamos traçar um plano de ação estratégico, com metas frente à redução dos indicadores de mortalidade materno-infantil do estado do Acre. Essa é a nossa intenção”, salientou Emanuelly Nóbrega.

 

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.