O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), esteve, na manhã desta segunda-feira, 5, em clima de celebração com a abertura da Semana dos Direitos Humanos.
O momento foi oportuno para enaltecer o empenho de organizações da sociedade civil que se voltam para a garantia de direitos da população, parabenizando grandes parceiros com certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na defesa e na promoção dos direitos humanos no estado.
A Semana de Direitos Humanos é celebrada em alusão ao 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma data significativa para a história da humanidade e para o modo como as sociedades são constituídas na contemporaneidade. O documento conta com 30 artigos que garantem a todos os seres humanos o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade.
Ana Paula Lima, titular da SEASDHM, parabenizou o empenho dos técnicos à frente das pautas de direitos humanos, falou sobre o respeito mútuo na sociedade e pontuou: “A nossa gestão reconhece o papel exemplar das organizações da sociedade civil e das suas necessidades e nos dispomos sempre a apoiá-las, para alcançarmos avanços”.
Germano Marinho, secretário da Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac), aproveitou o momento e parabenizou os defensores das políticas afirmativas de direitos humanos e a valorização promovida no evento estadual.
A Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre (Fephac), por meio de Ninawa Huni Kui, enfatizou a importância da participação da sociedade civil em alcançar comunidades mais distantes, colaborando com o Estado.
[Agência de Notícias do Acre]