Idaf inicia campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos na Expoacre 2022

Como parte das ações da Expoacre 2022, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf), em parceria com a Associação das Revendas Agrícolas do Acre (Araac), deu início, na sexta-feira, 5, em Rio Branco, a uma ação de conscientização para a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. O mutirão é uma oportunidade para o produtor rural regularizar-se, tendo em vista que a devolução é obrigatória, conforme a legislação federal. A central de recebimento da Araac funciona durante todo o ano, arrecadando embalagens de agrotóxicos vazias e com sobras. A ação, realizada no formato "Portas Abertas", demonstra aos produtores a metodologia de processamento dos plásticos e a estrutura da unidade. Deverão ser devolvidas embalagens rígidas, sendo previamente tríplice lavadas e perfuradas. As respectivas tampas deverão ser levadas em saco separado. Embalagens flexíveis também deverão ser colocadas em sacos reforçados para serem devolvidas adequadamente. O objetivo é retirar de circulação esse tipo de material, nocivo à saúde humana e ambiental. (Secom)

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.