Cooperação técnica potencializa atuação do Grupo de Fronteira na região de Plácido de Castro

Com o objetivo de potencializar o combate e prevenção aos crimes transfronteiriços, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) firmou, nesta terça-feira, 5, um termo de cooperação técnica com o Município de Plácido de Castro, que viabiliza a permanência do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) na localidade.

De acordo com o documento, assinado pelo secretário Paulo Cézar Rocha dos Santos e pelo prefeito Camilo da Silva, caberá à Sejusp disponibilizar 24 profissionais do Gefron para permanecerem em Plácido de Castro, a fim de reforçar o policiamento local, bem como realizar o controle de acesso da ponte que liga a cidade à Vila Evo Morales, na Bolívia.

Em contrapartida, a prefeitura arcará com as despesas geradas com a permanência do efetivo do Gefron no município, referentes a acomodação e hospedagem.

O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Glayson Dantas, designado pelo titular da Sejusp, também esteve na sede do Executivo do município nesta terça-feira, para tratar das demais formalidades do ato.

 

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.