Senadora Mailza visita comunidades da Serra do Divisor

“Senadora Mailza, é uma honra ter a senhora aqui na Serra do Divisor. Nós como moradores do interior, muitas vezes somos esquecidos. Sua visita nos alegra muito, reacende uma esperança. Obrigado por lembrar da gente”. Com essas palavras do morador da comunidade Zulmira, Jamerson Silva, a senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) foi recebida no Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) no último final de semana. Após agendas em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, a parlamentar fez questão de subir o rio Moa – em média oito horas de barco – e levou sua filha caçula,  Theodora, de nove meses. O objetivo da viagem foi ouvir as reivindicações e conversar com os moradores sobre problemas mais urgentes.

Durante os dois dias que esteve na região, a parlamentar visitou as comunidades São Salvador, Pé da Serra República e Aldeia Nukini – República, ouviu demandas e discutiu prioridades para a região. “As paisagens são bonitas, muita floresta, mas existem pessoas também que necessitam do olhar do poder público, pessoas que estão esquecidas e que precisam de alternativas de subsistência dentro da floresta. E eu vim ouvi-los, conhecer suas realidades. Ouvi os pedidos e reforcei meu apoio.  Antes de tudo queremos cuidar de pessoas e de suas vidas”, disse a senadora. Ilson Silvestre trabalha como Agente Comunitário de Saúde e para ele a presença da senadora significa muito. “Eu vejo o gesto da  senadora como uma forma de encorajamento e contribuição a essa visita que nos faz. Só tenho a agradecer e parabenizar esta parlamentar por estar sempre atenta as necessidades das pessoas mais carentes”, destacou Ilson. A senadora discutiu ainda com a comunidade algumas ações que devem ser feitas para potencializar o turismo e alternativas de geração de renda para os moradores. O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Acompanharam a senadora a ex primeira-dama do Acre Beatriz Cameli - viúva do ex-governador Orleir Cameli. o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Elenildo da Pesca, a secretária adjunta de Planejamento de Cruzeiro do Sul, Silene Siqueira, o chefe de gabinete do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, Ney Mazzarro e o vereador Evandro Nascimento (Progresssistas) de Mâncio Lima. Ao final, a senadora subiu até o Mirante da Serra da Jacirana, localizado a 600 metros de altitude. Para chegar lá é necessário encarar uma subida bem inclinada por cerca de 1 hora e de lá dá para ter uma noção de toda a imensidão do parque.

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.