Prefeitura de Rio Branco apresenta novo uniforme escolar para 2023

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), apresentou na manhã desta segunda-feira (05), o novo uniforme para os alunos das escolas municipais. É a primeira vez que a prefeitura fornece gratuitamente os uniformes escolares para alunos da rede pública municipal.

O prefeito, Tião Bocalom, disse estar feliz, pois é a primeira vez que a prefeitura de Rio Branco distribui uniforme gratuito para as crianças, de acordo com a informação dada pelas costureiras da Fieac.

“O mais importante de tudo é gerarmos empregos. Eu tenho certeza que, com isso, a gente fomenta uma quantidade enorme de pequenas empresas, que estão trabalhando e estavam sem trabalho.”

Serão 25 mil kits distribuídos aos alunos, cada um ao custo de R$ 141. Um investimento total de R$ 3,5 milhões, de recursos próprios do município. De acordo com a secretária de Educação, Nabiha Bestene, a distribuição dos uniformes está prevista para o início do ano letivo, em março de 2023. O kit é composto por duas blusas, um short e uma calça para os meninos, e um short saia e calça comprida para as meninas.

“Estamos muito felizes, pois sabemos que os pais todos os anos compravam esses uniformes, agora não. Ano que vem, se Deus quiser, nós estaremos entregando os kits para os alunos da rede pública municipal”, afirmou.

Raimunda Holanda, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção, explicou ser uma grande honra a prioridade que o prefeito deu para todos confeccionarem esse uniforme que, segundo ela, está muito lindo e bem feito. Ela também elogiou os empregos que serão criados por essa ação.

“Imagine quantos empregos nós estamos oferecendo agora, porque precisamos de muita gente para costurar e para elaborar os uniformes”, elogiou.

 

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.