Cães farejadores se apresentam na Expoacre 2022

Um grande público se reuniu no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), na noite da quinta-feira, 5, para ver a apresentação dos cães farejadores.

O Iapen possui 23 cães, das raças rottweiler, pastor alemão e pastor belga, distribuídos nos 4 centros de Treinamentos de Cães Penitenciários, que localizam-se na capital Rio Branco, em Senador Guiomard, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Devido ao seu olfato apurado, os cachorros conseguem detectar uma variabilidade maior de cheiros e se tornaram cruciais nas operações policiais.

“Os cães farejadores são essenciais e indispensáveis no trabalho penal. Eles fazem desde a intervenção no interior dos presídios até a vigilância da parte externa”, explica James dos Santos, coordenador do Centro de Treinamento de Cães Penitenciários. O cão farejador é escolhido ainda na matilha. São cerca de 8 meses de preparo para que ele possa iniciar a atuação junto aos policiais penais.

James cita que, no Corredor de Segurança, um cão consegue fazer o trabalho de 10 a 12 policiais, graças ao treinamento e ao seu faro super aguçado. Os cães de faro possuem um olfato cerca de 50 vezes maior que o dos seres humanos.

[Secom]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.