Friagem: Termômetros marcaram recorde de 5,8°C em Brasiléia e Epitaciolândia

Por Wanglézio Braga

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou em seus aparelhos mais um recorde na temperatura no Acre que chegou nessa segunda-feira (05), a 5,8°C. As cidades de Epitaciolândia e Brasiléia foram as mais frias do dia. Já na capital, Rio Branco, nos últimos seis anos, registrou a menor temperatura: 9,2°C.

“Assim, o Acre mantém na liderança absoluta como sendo o estado mais frio da Amazônia, pois é a porta de entrada dos fortes ventos de origem polar que ocorrem no inverno. No Amazonas, a cidade de Boca do Acre liderou, com 9,6ºC. Até a cidade de São Gabriel da Cachoeira, situada na linha do equador, esfriou, com havíamos previsto e anunciado, com mínima de 18,9ºC, nesta segunda-feira”, disse o pesquisador David Friale.

O pesquisador disponibilizou em seu site, a relação das menores temperaturas registradas nas últimas 48 horas no Acre, no Amazonas e em Rondônia, conforme as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia: 6,0ºC, no Parque Estadual do Chandless; 9,2ºC, em Rio Branco; 9,5ºC, em Feijó; 11,4ºC, em Tarauacá; 13,1ºC, em Porto Walter; 14,7ºC, em Cruzeiro do Sul e em Marechal Thaumaturgo.

O pesquisador alertou sobre a baixa umidade relativa do ar. No Acre, no último domingo (04) foram registrados os menores valores dos últimos anos, com 15%, em Brasileia, em Epitaciolândia e em Santa Rosa do Purus, e 19%, em Rio Branco. “Atenção para a alta probabilidade de os percentuais ficarem inferiores a 12%, principalmente, no Acre”, disse.

Ele lembra que nestas condições, será caracterizado o estado de emergência para a saúde humana, quando as pessoas deverão tomar o máximo de cuidado com a saúde, ingerindo muito líquido, mesmo sem estar com sede, e evitando esforços físicos e ficar exposto ao Sol sem a devida proteção.

FRIAGEM PERDE FORÇA

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) informa que nesta terça-feira (06) a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas voltam a subir no Acre. A previsão é de um dia ensolarado em todo o Estado, com céu variando de claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. O calor reaparece em todas as regiões acreanas, mas ainda faz frio durante a noite e madrugada.  


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.