Secretaria Municipal de Sena Madureira promove palestras nas escolas sobre os vírus gripais

No decorrer da última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, gerida pela Secretária Nildete Lira, promoveu uma série de palestras nas escolas de Sena Madureira, com o objetivo de conscientizar pai, alunos e demais membros da comunidade escolar, sobre a importância da prevenção contra os vírus gripais e outras doenças respiratórias.

A ação foi realizada pelos coordenadores de programas vinculados a pasta da saúde. De acordo com a enfermeira Wendy Carolina, Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, é preciso chamar a atenção da população para o tema, visto que nessa época do ano, o índice de doenças respiratórias cresce substancialmente.

"Foram ações bastante proveitosas, tendo em vista que falamos sobre os vírus gripais com ênfase no Vírus Sincicial Respiratório que infelizmente vem acometendo muitas crianças de até 05 anos de idade em nosso Estado. É importante que os pais fiquem atentos e tomem todas as medidas de prevenção, para proteger suas crianças', disse a Coordenadora.

Durante as palestras também foi reforçada a necessidade de vacinação contra a gripe, que já está liberada para todas as idades, bem como a importância de tomar a dose de reforço contra a covid-19. A ação teve caráter preventivo, visto que a melhor forma de prevenção é manter a vacinação rigorosamente em dia.

 

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.