Prefeitura de Rio Branco leva idosos para uma tarde de visita à Expoacre

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sobral, esteve com um grupo de idosos da região, na tarde de quarta-feira (3) no Parque de Exposições.

No passeio, havia dezenove pessoas, sendo que oito delas nunca tinham visitado o parque antes. Além de proporcionar a oportunidade de conhecer o espaço, a atividade também teve como objetivo proporcionar momentos de lazer e descontração para o grupo.

Manoel Bastos, de 77 anos participou da visita. Ele estava muito animado em ver e relembrar parte da sua história, descrita no lugar. “Cortei muita seringa. Quando vi aquela parte sobre seringueira, já lembrei do meu tempo que cortava seringa. Tinha o querosene, que colocava na cabeça e clareava tudo. gostei demais”, informou.

“Muitos nunca tiveram a oportunidade de vir até o espaço. Então o objetivo da prefeitura é de oportunizar a vivência dessa experiência que faz parte do calendário anual do acreano”, explica Sandra Maria, gerente do Departamento Proteção Social Básica (DPSB).

“Propiciar esse lazer aos idosos tem sido a nossa motivação”, disse o coordenador do Cras Sobral, Antônio Aragão, que complementou: “O Cras realiza essas atividades, de visitar espaços de Rio Branco, ouvindo relatos de pessoas que ficam maravilhadas com os lugares visitados e planejam retornar em outras oportunidades com a família”.

 

[Prefeitura de Rio Branco]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.