Carreta do Hospital do Amor realiza agendamentos de exames na Expoacre 2022

Parte das atividades da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), na Expoacre 2022, é a realização de agendamentos para exames de mamografia e papanicolau. A carreta do Hospital do Amor atende até o dia 7 de agosto, a partir das 18h, no estande da Saúde.  

De acordo com a diretora administrativa do Hospital do Amor, Ana Maria Negreiros, a instituição tem o papel, não de apenas oferecer os serviços em saúde, mas também de trabalhar a prevenção por meio de orientações e esclarecimentos à população.  

“Nosso principal objetivo na Expoacre é a divulgação das ações do Hospital do Amor. A carreta, que é a nossa unidade móvel, percorre por todos os municípios do estado, levando exames, realizando agendamentos e, principalmente, alertando às pessoas sobre a prevenção do câncer”, disse.

Além dos agendamentos, o hospital está divulgando um serviço recém-implementado na unidade de Rio Branco: o de prevenção de câncer de boca e de pele. O público-alvo são homens e mulheres, fumantes e etilistas (que consomem álcool), ex-fumantes há pelo menos 20 anos e pessoas que apresentam lesões suspeitas há mais de 15 dias.

Os exames de quem realizar o agendamento durante a festa agropecuária, serão feitos na unidade fixa do Hospital do Amor, na capital. Para agendar, o cidadão precisa estar com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG, CPF e comprovante de residência.

 

[Agência de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.