Acre apresenta crescimento em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças e adultos

O Acre é um dos três estados do país que apresentam crescimento na tendência de longo prazo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme dados do Boletim InfoGripe Fiocruz divulgados nessa sexta-feira (3). Esse crescimento foi registrado entre as crianças e a população adulta.

Das 27 unidades federativas, apenas o Acre, Amazonas e o Maranhão apresentaram esse crescimento entre os dias 22 e 28 de janeiro. Em relação à capital, a Fiocruz mostra que esse aumento se concentra mais em crianças pequenas.

A maioria dos estados teve queda ou estabilidade em um patamar relativamente baixo quando comparado com o histórico dos últimos anos.

Ainda conforme o estudo, há um predomínio dos casos positivos de Covid-19 em crianças acima das 5 anos. Já entre crianças de até 4 anos há maior incidência do vírus sincicial respiratório.

“Eventualmente, temos uma pequena elevação em uma semana ou outra – isso faz com que a tendência aponte para um possível crescimento, mas dentro de um cenário compatível com, simplesmente, uma flutuação natural”, explicou o coordenador do InfoGripe e pesquisador, Marcelo Gomes.

 

[g1]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.