Secretário de Comunicação entrega carta de demissão e Nayara Lessa assume interinamente a Secom

Da redação

Alegando problemas pessoais, o jornalista Rutembergu Crispim entregou uma carta de demissão ao secretário da Casa Civil, Rômulo Grandidier, pedindo desligamento do comando da Secretaria de Comunicação do governo. O decreto de exoneração será publicado nos próximos dias.

A jornalista Nayara Lessa, que integra o time da Secom desde o início do governo, assume o cargo interinamente. Ela viajou com a equipe governamental a Glasgow, na Escócia e participou da COP-26. A jornalista Silvania Pinheiro, assessora do governador e ex-secretária da pasta, foi convidada a voltar ao cargo, mas não aceitou retornar. O jornalista Jeferson Dourado, que recentemente foi demitido da TV Acre, onde atuou por mais de 25 anos, seria o mais cotado para assumir o cargo.

A porta-voz do governo, jornalista Mirla Miranda, também é cotado para o cargo. O governador Gladson Cameli deve resolver essa situação somente no próximo ano. Segundo informações, Rutembergue, que assumiu em abril deste ano, estaria sofrendo  desgaste internamente desde setembro. Chegaram até a anunciar sua saída, mas depois contornaram a situação, mas agora o quadro ficou insustentável.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.