Mais de 70 servidores são exonerados da Prefeitura de Porto Walter

A Prefeitura de Porto Walter anunciou a exoneração de 73 servidores que prestavam serviços para a administração da cidade, que fica distante 574 quilômetros de Rio Branco. As exonerações foram publicadas nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o prefeito da cidade, José Estephan Barbary, o desligamento começou a valer a partir de terça (1º) e o objetivo é "enxugar a folha e readequar o município".

Entre os trabalhadores, 18 eram da Secretaria de Obras, 14 de Educação e 14 da área da Saúde, outros oito da Secretaria de Administração, seis eram da Secretaria de Assistência Social e seis da Secretaria do Gabinete do prefeito. Além desses, três eram da Secretaria de Agricultura, dois da Secretaria de Finanças e dois da Secretaria de Planejamento.

O prefeito afirmou que não se trata de demissões, segundo ele, é uma medida "normal" que ao final de cada gestão deve ocorrer com cargos comissionados. "São pessoas provisórias que todos os anos a gente coloca e quando é no mês de novembro exoneramos todos normalmente dentro da administração, principalmente quando vai começar uma nova gestão", explicou.

Barbary informou ainda que a partir de janeiro e fevereiro é comum a prefeitura convocar novamente esses servidores que foram exonerados. De acordo com ele, são contratos com tempo de vencimento, mas são pessoas e cargos que a administração necessita da contratação.

O prefeito anunciou novos cortes para o final de novembro. "São esses 73 [servidores] nesse primeiro momento, mas no final de novembro vai ter mais, porque como em dezembro as aulas acabam e alguns setores da prefeitura passam a funcionar com menos demandas, vamos tirar mais alguns", concluiu.

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.