Carros-pipa reforçam o abastecimento de água em Porto Acre

Com o objetivo de ofertar água potável à população que reside em regiões afetadas por este período de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a Defesa Civil Estadual recebem o apoio de dois carros-pipa, disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), na cidade de Porto Acre.

O processo de distribuição de água ganhou esse reforço no intuito de amenizar os impactos da grave seca que atinge a localidade.

“Na região da Vila do Incra, o abastecimento é feito por poços domiciliares, e com este cenário de estiagem, muito deles secaram. Com isso, os carros-pipa estão nos auxiliando a levar água da Estação de Tratamento [ETA] para os moradores”, relata o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Equipes técnicas da instituição realizam o cadastramento das residências que necessitam desse abastecimento.

“No momento, cerca de cinquenta famílias recebem água em suas casas, e estamos percorrendo o município para detectar outros pontos emergenciais e ampliar o alcance da ação”, destaca o gerente do Depasa em Porto Acre, Raimundo Chaves.

Ele informa que, somada a essa ação, a autarquia promove trabalhos educacionais sobre o uso consciente da água e demais serviços de manutenção.

Agência 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.