Governo entrega barcos e motores ao povo Yawanawa de Tarauacá

Os equipamentos entregues à Associação Sociocultural Yawanawa pelo governo do Estado foram adquiridos com recursos do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, por meio do Programa Global REM REDD EarlyMovers. Os barcos e motores devem auxiliar nas atividades desenvolvidas pelos indígenas de nove aldeias localizadas às margens do Rio Gregório.

Tudo foi adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) e entregue aos indígenas de Tarauacá no último fim de semana. A Associação Sociocultural investiu na elaboração do Plano de Vida Yawanawa e inscreveu a iniciativa no primeiro edital de Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

O recurso disponibilizado incentiva atividades desenvolvidas na gestão das terras indígenas e que resultem na redução do desmatamento e na conservação dos ativos florestais.

“Esse foi o último convênio atendido pelo primeiro edital. O governo divulgou no início de julho deste ano mais um edital da parceria REM/KfW que vai contemplar pelo menos mais seis projetos com valores de até R$ 90 mil. Esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento das aldeias”, afirmou Zezinho Yube, assessor especial dos Povos Indígenas do governo do Acre.

Vários projetos foram contemplados e receberam apoio para aquisição de equipamentos, construção de pequenas estruturas e implantação de unidades de produção, aquisição de insumos e de bens de consumo administrativo.

A ideia do governo é estimular as atividades ambientais, socioeconômicas e culturais que reforcem iniciativas de gestão e proteção territorial, contribuam com a conservação e uso sustentável da floresta, apoiem a segurança alimentar e valorizem conhecimentos tradicionais.

 

 

Agência

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.