Detran Acre lança campanha Maio Amarelo

Todo ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) organiza o Movimento Maio Amarelo, um mês inteiro de ações para alertar a comunidade sobre a responsabilidade de cada um no trânsito e é responsabilidade dos Detrans de todo o país colocar essas ações em prática. 

Este ano, a campanha veio com o tema No trânsito, sua responsabilidade salva vidas. Para difundir informações sobre a necessidade de ser responsável com a vida de todos os participantes do trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre vai reforçar as campanhas educativas virtuais, com divulgação em todos os meios de comunicação. “Com a pandemia tivemos que adequar nossa campanha, mas seguimos com o compromisso de fortalecer as campanhas educativas para salvar vidas e convidamos a sociedade a se juntar a nós, já que o trânsito é feito por todos. Compartilhem as campanhas educativas em suas redes sociais, e principalmente adotem posturas respeitosas e responsáveis quando estiverem dirigindo”, enfatiza a  presidente Detran/AC, Taynara Martins Barbosa.

O Maio Amarelo é um movimento que nasce com um só propósito: salvar vidas no trânsito e tem sua forma nas ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil, a intenção é a de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001. Os fatores que cooperam para o total de mortes por acidentes de trânsito diminuir são vários, mas em todos eles a responsabilidade de quem faz o trânsito é primordial, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiver desrespeitando as regras, todos  estarão em risco.

[Agencia de Notícias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.