Empreendimentos Sustentáveis Contam com Linhas Específicas do BASA para Aquisição de Crédito

Empreendedores preocupados e focados em questões sustentáveis da Amazônia contam agora com novas linhas de Crédito Verde. O Banco da Amazônia (BASA) criou linhas que conta o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para contemplar todos os tipos de projetos que tenham a finalidade de fomentar a sustentabilidade da região amazônica, tais como a pecuária verde, agricultura e agropecuária de baixo carbono e agroflorestas. O objetivo é favorecer os financiamentos sustentáveis em áreas rurais e urbanas a partir de empreendimentos de todos os portes com foco socioambiental.  

Segundo o Plano de Aplicação de Recursos Financeiros do BASA para 2021, disponível no site da instituição, há seis programas disponíveis. Destes os que podem contemplar projetos com o FNO Verde são: Pronaf; Amazônia Rural – com as linhas FNO Rural Verde, e Rural; Amazônia Empresarial – com as linhas FNO Empresarial Verde, Empresarial e CTI (ciência, tecnologia e inovação); e Amazônia Infra – com as linhas FNO Infraestrutura Verde e Infraestrutura.  

"Muito importante para o banco incentivar empreendimentos sustentáveis através dos financiamentos nas Linhas Verdes do FNO, pois demonstra que é possível equilibrar crescimento econômico, desenvolvimento regional, adotando práticas sustentáveis que reduzem o impacto no meio ambiente. É nosso compromisso aplicar o crédito de forma sustentável e continuar contribuindo para o desenvolvimento da região", disse o superintendente do Banco da Amazônia no Pará e Amapá, Edmar Bernaldino. 

De acordo com o Gerente Executivo de Pessoa Jurídica, Nélio Gusmão, as Linhas Verdes do FNO demonstram o apoio do banco a empreendimentos sustentáveis com ganhos bioeconômicos. “O Banco destaca claramente o objetivo maior em apoiar empreendimentos com esse cunho por conta do seu papel de agente de desenvolvimento e de respeitar o tripé da sustentabilidade que precisa ter base econômica, social e ambiental”, comenta. 

O executivo informa que o plano do FNO tem por foco a efetividade das aplicações dos financiamentos por meio de apoio aos empreendimentos regionais, com geração de renda e empregos. “Seus maiores desafios têm direta veiculação à sustentabilidade, dentre os quais, destacamos a Redução das taxas de desmatamento; o Estímulo às atividades sustentáveis; e o Apoio aos empreendimentos verdes”, conclui.  [Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.