Da Redação
A pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil no início de 2020 e chegou afetando a saúde física, mental e financeira dos acreanos. De uma hora pra outra, para evitar serem infectados, muitos deixaram de ir e vir. Como se não bastasse, muitos perderam familiares, amigos de longa data, colegas de aula e de trabalho, tudo de forma tão repentina. Tudo isso acabou gerando crise de ansiedade e depressão.
Para contornar situações semelhantes ocasionadas pela pandemia e tentar sobreviver da melhor forma, as empresárias Lidianne Cabral, e Lígia Martins Diel, uniram e não apenas se levantar, mas ajudar a erguer outras mulheres, e montaram recentemente o coletivo Elas Fazem Acontecer. A ideia deu certo e o projeto saiu do papel para a prática e já conta com dezenas de mulheres empreendedoras que atuam em vários setores do comércio e prestação e serviços.
A diretora financeira do Coletivo de Mulheres que Fazem Acontecer, Jô Braga, foi entrevistada nesta quarta-feira, primeiro de setembro pelo jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, ao vivo, na TV Rio Branco-SBT e afirmou que o sucesso alcançado tem superado a expectativa delas. “Aproveito para convidar homens e mulheres a prestigiar nossa feira a ser realizada nos dia quatro e cinco, sábado e domingo, na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, das 17h às 21h”, afirmou.
Jô agradeceu ao apoio oferecido pelo governo do Acre, pelo meio da Secretária de Empreendedorismo e Turismo, Prefeitura de Rio Branco e Sebrae-Acre. Eventos como esses que iremos promover nesse fim de semana, servem para estimulares outras mulheres a serem empreendedoras, com intenção de aumentar a renda, serem independentes e protagonistas da própria história.
“Fui convidada pela Lidiane Cabral, participamos de outras feiras juntas e me propondo a ajudar nos novos desafios e engajamentos que possam surgir”, afirmou. Segundo ela, o coletivo é um local de acolhimento para unir mulheres, dividir histórias e melhorar a autoestima. O grupo que começou com apenas duas mulheres, agora conta com 83 empreendedoras. Ela agradeceu a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, por ter apoiado a ideia e incentivado a iniciativa.