Prefeitura de Brasileia realiza mais de 500 atendimentos na colocação Tabatinga

Não se trata apenas de administrar o município, se trata de cuidar de vidas, garantir saúde, educação e trafegabilidadepara os seus moradores. Dessa forma a gestão da prefeita Fernanda Hassem e Carlinhos do Pelado vem fazendo, cuidando de Brasileia e seus habitantes.

O trabalho iniciou na madrugada de sábado, 31 julho, quando os profissionais da saúde e assistência social se deslocaram da área urbana para a rural as 3 horas da manhã. A comitiva com os profissionais percorreu 139 quilômetros durante 4 horas até chegar na colocação Tabatinga para iniciar os atendimentos odontológicos, exames do PCCU, vacinação contra a covid-19 com doses da Janssen, cadastros do Bolsa Família, testes rápidos entre outros serviços de saúde ofertados. Essa é a primeira vez que um(a) prefeito(a) de Brasileia leva esses serviços até a comunidade.

Os atendimentos foram realizados na casa do Pastor Edson, que cedeu o espaço para que a equipe da Prefeitura de Brasileia atendesse a população. “Para mim é motivo de muita alegria e uma grande honra em receber toda a equipe da prefeita Fernanda Hassem em minha casa, hoje estamos colhendo o fruto que nós merecemos e sempre estarei orando pela vida dessas pessoas”, destacou Pastor Edson, morador da comunidade Tabatinga. Os atendimentos foram realizados durante todo o sábado. Pessoas que moram na comunidade do Iaco, no território de Sena Madureira, caminharam durante 5horas até chegar no local onde estava o carro para levar eles e receber atendimento de saúde oferecidos pela Prefeitura de Brasileia.

“Eu estou muito feliz, só tenho de agradecer a prefeita e toda a equipe da prefeitura. Eu já estou de cabeça branca, eu vi isso quando eu era criança aí pelos seringais e hoje está voltando, eu fiquei muito feliz e muito grato por esse trabalho da Prefeitura de Brasileia. Eu sou hipertenso precisava ir na cidade para poder pegar meu remédio cheguei aqui recebi ele e aproveitei para tomar minha vacina contra o coronavírus” enfatizou Lucimar Souza, produtor rural. A equipe realizou 85 atendimentos médicos, 30 odontológicos, 240 testes rápidos, 3 atendimentos psicológicos, 90 atendimentos coletivo com palestras, 13 cadastros no Bolsa Família, 4 exames de PCCU e aplicação de 70 doses de vacina.

Garantindo o Acesso

Além dos atendimentos de saúde e assistência social a prefeita Fernanda anunciou que encaminhou um pedido ao ICMBio para que possa realizar a manutenção e melhoramento de 25km de ramal, facilitando o acesso das famílias que residem na comunidade do Iaco até a cidade, em Brasileia. “Eu só tenho a agradecer a Deus e a nossa equipe, estar aqui dentro da comunidade Tabatinga conversando com os moradores do Iaco, Amapá, Pedreira e Principal é uma honra e uma renovação do compromisso com todos eles que há tanto esperavam pelo investimento do poder público. Nós estamos em uma região que para chegar até o Iaco são 25km e nós junto com a AMOPREBE mapeamos e pedimos ao ICMBio para fazer o melhoramento do ramal, estou muito otimista e confiante que vai dar certo e que vamos fazer história”, informou Fernanda Hassem, prefeita de Brasileia.

[SECOM]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.