Vereador de Tarauacá morre por Covid-19 há poucos dias de completar 66 anos

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Morreu hoje (02) vítima de Covid-19, o vereador da Câmara de Tarauacá, José Sidenir das Chagas (PCdoB). Ele estava internado há alguns dias no Hospital do Juruá. O vereador, inicialmente, estava internado no Hospital de Tarauacá, mas precisava de mais cuidados, médicos realizaram então a transferência para Cruzeiro do Sul na última quarta-feira (24).  Sidenir foi entubado durante a noite de segunda-feira (01), mas não resistiu às complicações do novo coronavírus. 

No próximo dia 17 de março, ele completaria 66 anos. O vereador deixou esposa,  filhos e netos. A prefeita Maria Lucinéia (PDT) deve decretar luto oficial no município assim como a Câmara Municipal, no poder legislativo municipal.

José foi eleito com 508 votos nas eleições realizadas em novembro de 2020. Sidenir estava no terceiro mandato como vereador e era agricultor de profissão. Nas redes sociais, várias autoridades lamentaram a partida do vereador.

“Que tristeza, meu Deu! Como eu disse ontem, aqui, nossas redes sociais se transformaram num obituário. A triste notícia de hoje é a morte de um amigo querido, vereador do PCdoB, José Sidenir, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá. Dedicou sua vida a organização dos trabalhadores rurais. Eu paro aqui, porque já nem sei mais o que dizer. Só sei de uma coisa: a maioria dos países que fazem vacinação em massa já está saindo da pandemia. No Brasil, temos um presidente que aposta na morte”, escreveu a colega de partido, a deputada federal Perpétua Almeida.

O deputado estadual, Jenílson Leite (PSB), escreveu: “Descanse em paz. Meus sinceros sentimentos, a toda família do eterno amigo, José Sidenir. Deixará muito bom exemplo a todos nós! Foram tantas lutas juntos, tantas boas lembranças ficará entre nós”.

O ex-prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno também lamentou a morte da liderança política. “Perdi um Verdadeiro amigo para o COVID. Meu amigo, você lutou tanto na vida. Não era hora de você partir. Nossa cidade perde um guerreiro que foi único em defesa da nossa população. José Sidenir o céu ganha um guerreiro e nós ganhamos um anjo. Vai em paz, meu amigo”, escreveu.

O PCdoB emitiu nota sobre a morte do parlamentar. A executiva do Acre destacou a trajetória de luta de Sidenir na defesa do homem da floresta e por uma Tarauacá mais justa para todos. “Sidenir deixa um legado de luta, de coragem, em defesa de uma Tarauacá justa e equitativa para todos. Em seu terceiro mandato, Sidenir do Sindicato foi forjado na luta junto aos trabalhadores rurais. Sempre em defesa da agricultura familiar, seja na Câmara, seja no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, sua conduta era irreparável. Um ser humano ímpar”, diz a nota.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.