Sindmed-AC vai ao MPE após Secretaria Municipal de Saúde bloquear exames

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) pedirá ao Ministério Público Estadual (MPE) investigação contra a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco depois da determinação de bloqueio dos exames de sangue (lista abaixo), incluindo o Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA, exame que ajuda a detectar o câncer de próstata.O objetivo é punir os responsáveis pela suspensão dos serviços.

Para o vice-presidente do Sindmed-AC, Rodrigo Prado, é preciso verificar os motivos que resultaram na interrupção da prestação de serviço, sem oferecer transparência a toda à população. “A prefeitura de Rio Branco deverá responder ao Ministério Público o motivo da interrupção dos exames, prejudicando o trabalho dos profissionais que estão atuando”, afirmou o sindicalista.

Rodrigo Prado lembrou que a luta da categoria é por melhores condições de trabalho e carreira digna, beneficiando a população que poderá receber uma prestação de serviço decente. “Enquanto o senhor Tião Bocalom se recusa em negociar com os médicos, a população sofre pela falta de gestão. Nossa luta é por melhorias que devem beneficiar toda a população”, criticou o vice-presidente do Sindmed-AC.

[Assessoria]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.