Governador pede preferência no envio de vacina contra coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan

 

O governador Gladson Cameli confirmou neste sábado, 1º, que o Instituto Butantan poderá dar preferência ao Acre no envio da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, assim que sua eficácia de imunização for comprovada cientificamente.O pedido foi feito pelo próprio Cameli a João Dória, governador de São Paulo, durante reunião entre os gestores na capital paulista. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan já está em fase de testes e surge como uma grande esperança no enfrentamento à doença.

Gladson afirmou que Dória ficou sensibilizado com as peculiaridades vivenciadas pela população acreana e também pela distância geográfica que separa o estado das regiões mais desenvolvidas do país. “Gostaria de agradecer imensamente ao governador João Dória por ter compreendido a nossa situação. Ele afirmou que o Acre poderá ter preferência quando essa vacina estiver disponível. Vivemos em um estado amazônico, que faz fronteira com dois países e é distante dos grandes centros brasileiros”, destacou o governador. Cameli disse ainda que espera, com muita fé em Deus, que a eficácia dessa vacina seja comprovada o quanto antes para que o Estado possa fazer a aquisição. “Essa pandemia tem sido um desafio imenso e estamos fazendo tudo o que é possível para salvar vidas”. [Agenia de Notícias]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.