Unidades sem usinas de oxigênio são abastecidas regularmente pela Sesacre

Agência de Notícias 

Para atender a demanda das unidades públicas hospitalares que não possuem usinas de oxigênio, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) lhes envia regularmente cilindros de oxigênio conforme a avaliação da demanda repassada pela gerência.

Exemplo desse cuidado com relação ao abastecimento é o Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, que nos últimos dias teve elevação em seu número de internações de pacientes acometidos pela Covid-19.

A gerente-geral do hospital, Laura Pontes, conta que nos últimos quatro dias Tarauacá recebeu um volume significativo de pacientes com Covid-19, que ocuparam 100% dos leitos e passaram a fazer uso do oxigênio em alta escala.

“O hospital possui controle de uso de oxigênio, sendo possível estimar a quantidade necessária para a realização de pedido antecipado à Sesacre, sem qualquer prejuízo no atendimento e, graças a isso, mesmo com a elevação nos atendimentos, não ocorre o desabastecimento da unidade”, ressalta Laura.

A diretora administrativa da Sesacre, Muana Araújo, conta que a gestão atende todos os pedidos de abastecimento de oxigênio, e somente na última semana enviou ao hospital de Tarauacá duas remessas de cilindros, assim como é feito com as demais unidades que necessitem de um suporte maior.

“As unidades que não possuem usina de oxigênio recebem carga suficiente a cada semana, conforme cronograma de distribuição da Sesacre para os municípios”, enfatiza a diretora.

 

Ler todos os posts de

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.