Por Wanglézio Braga / Foto: Alexandre Lima
Dezenas de imigrantes que estão em Assis Brasil realizaram um protesto na manhã de hoje (01) em frente à sede da Prefeitura da cidade. Eles, que são de grande maioria de nacionalidade haitiana, querem a abertura da fronteira entre Brasil e Peru para seguir viagem até outros países como Canadá, Estados Unidos e México. Com cartazes em mãos e proferindo palavras de ordem, os manifestantes pedem ajuda do governo brasileiro para resolver o impasse.
Nos últimos dias, o governo peruano decretou a extensão do prazo para o fechamento total de suas fronteiras com os países vizinhos. A pandemia do novo coronavírus forçou o país a fechar os acessos. Ninguém entra e saí do país.
Recentemente a ponte da Integração, localizada entre Iñapari e Assis Brasil, foi palco para inúmeros conflitos, pois os estrangeiros queriam sair do Brasil e seguir em direção ao Peru, mas as forças armadas do Peru não permitiram. Alguns haitianos acamparam na ponte, e coube ao Brasil novamente amparar com alimentação e cuidados de saúde.
Além da crise migratória, Assis Brasil vem sofrendo com os casos de Covid-19 e surto de Dengue. O prefeito já declarou Situação de Emergência na cidade. Os gastos com saúde e suporte aos imigrantes tem contribuído para gastos descomunais entre uma dos municípios que não tem economia forte no estado.
O Governo Federal já encaminhou equipes para acompanhar de perto a situação dos imigrantes, mais de concreto não há nada. Ou seja, a ponte continua bloqueada do lado peruano. Em recente visita ao estado, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), evitou comentar sobre o assunto, em sua comitiva, havia representante do Consulado do Haiti no Brasil, mas essa pauta não foi explanada durante a coletiva de visita do presidente.